É um livro indicado com atividades que o professor de crianças a partir de 5 anos pode desenvolver para a prática da alfabetização.
Quando se fala em currículo, é comum entre os educadores a referência aos conteúdos e às formas de sua distribuição (grades). Ao assumirmos a Atividade Humana como Princípio Educativo do Currículo fazemos toda uma reflexão sobre a construção do quadro de saberes necessários para a formação dos educandos.
Muitas vezes, diante das dificuldades no trabalho cotidiano e das contradições apontadas na avaliação, pode parecer que o mais importante é buscar logo uma mudança da prática dos educadores. Neste sentido, refletir sobre as distorções da avaliação seria perda de tempo, já que deveríamos é nos preocupar com novas práticas. Embora mudar a prática seja decisivo —visto que o que pode mudar o real são as ações e não as ideias por si—, a análise mais atenta dos processos de mudança tem revelado que o problema central não é tanto mudar a prática, mas transformar a realidade, o que significa dizer que não é qualquer mudança que nos interessa.
A situação em sala de aula anda explosiva. Talvez nunca tenha estado tão difícil ser educador como nos dias atuais. A questão da (in)disciplina emerge fortemente. Estamos vivendo uma crise geral de paradigmas. Sabemos, muitas vezes, o que não queremos, mas não temos exatamente certeza do rumo a ser tomado. Isto tanto em termos pessoais, quanto institucionais e sociais.
"O conhecimento é a grande categoria do processo educacional. É estratégia fundamental e privilegiada de vida, de uma vida práxica que se constrói, histórica e socialmente, no cotidiano que emoldura a catalisa nossas experiências. O conhecimento é mediação central do processo educativo. E aí ele se constrói concretamente, supondo evidentemente intencionalidade, metodologia e planejamento".
Este livro traz interconexões com um amplo leque de temas, tais como: o sentido da atividade docente e discente...
Este livro reúne jogos e brincadeiras para crianças dos 5 aos 10 anos aprenderem de forma lúdica.
O AUTOR TRAZ NESTE LIVRO ÚTEIS SUBSIDIOS PARA TODOS OS QUEM VÊEM NA LEITURA UM INSTRUMENTO PEDAGOGICO E CULTURAL.
Desde os anos 1980, os autores desenvolvem ações visando à identificação e promoção de práticas educativas e pedagógicas que favoreçam a inclusão social e políticos, com destaque para os direitos à educação de qualidade para todas e à aquisição e uso crítico e criativo da linguagem escrita
Pensar criticamente a avaliação educacional, partindo de olhares e interfaces distintos, é, antes de mais, um exercício de cidadania e uma atitude de não alheamento face a uma problemática cada vez mais central e decisiva na sociedade e educação contemporâneas.
A partir da segunda metade do século XX, no Brasil, diante da definição de políticas para a infância em creches e pré – escolas, rumo a uma perspectiva social de garantia de direitos, buscou – se um perfil mais adequado ao profissional habilitado para atuar junto às crianças nesses ambientes educacionais.
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