Este livro destina-se a educadores, assim como a alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas.
A avaliação da aprendizagem vem se constituindo um sério problema educacional desde há muito tempo. A partir de década de 60, no entanto, ganhou ênfase em função do avanço da reflexão crítica que aponta os enormes estragos da prática classificatória e excludente: os elevadíssimos índices de reprovação e evasão escolar, aliados a um baixíssimo nível de qualidade da educação escolar tanto em termos de apropriação do conhecimento quanto de formação de uma cidadania ativa e crítica.
Este livro procura compreender o que está em jogo na avaliação na escola para propor pistas de ação inovadoras, para uma avaliação eficaz e formativa.
O livro contém riqueza de relatos, experiências, reflexões e avaliações sobre avaliação educacional. Contempla a diversidade de culturas educacionais e políticas tratando de avaliação
Esta obra tem como objetivo possibilitar um amplo enquadramento teórico-conceitual em torno da avaliação educacional, procurando, com sentido crítico e problematizador....
Plano efetivado experimentalmente num programa de pós-graduação, a avaliação emancipatória representa um novo paradigma de avaliação....
“Michel Barlow analisa de forma clara e abrangente questões envolvidas na avaliação, com humor e ao mesmo tempo com ternura. Sem expor ao ridículo o que quer que seja, procura compreender a prática efetiva e os efeitos que isso produz.
Este livro é um importante marco do empreendimento coletivo que vem criando um modelo formativo flexível e democrático de avaliação.
Este desenha um amplo panorama das principais teorias e práticas de avaliação em diversos países, sempre em conexão com as políticas e reformas da Educação Superior
Alternativa Cyber Livraria | 2009 - Todos os direitos reservados | by IdeiaON