|
ARTE, HISTÓRIA E ENSINO: uma trajetória | |||||||
Editora: CORTEZ EDITORA
Autor: DULCE OSINSKI Código:
07754
Sinopse Este livro traça um perfil da trajetória do pensamento educativo em arte, abordando as diferentes perspectivas que se iniciam com a escola da tradição e passa pelas academias de forte influência clássica e renascentista. A autora revela o surgimento das correntes da livre expressão e as tendências contemporâneas para o ensino de arte. Revela também o surgimento das correntes da livre expressão e as tendências contemporâneas para o ensino da arte, que buscam a integração entre conhecimento e expressão. Inserido nos processos culturais e históricos, o conhecimento dos percursos do ensino da arte é fundamental para que hoje se possa pensar, ensinar e fazer arte com qualidade. SUMÁRIO: Introdução. A escola da tradição. A arte e o conhecimento científico. As academias e o surgimento do Neoclassicismo. O ensino de arte e a indústria. A livre expressão e a valorização da aprendizagem pela experiência. O ideal de união entre arte e técnica. A educação pela arte. Em busca do equilíbrio: tendências contemporâneas. Bibliografia. |
Alternativa Cyber Livraria | 2009 - Todos os direitos reservados | by IdeiaON