Código: 8573076275
Formato: 16x23
ISBN: 8573076275
Ano: 2001
N. de páginas: 280
principal objetivo dos estudos reunidos nesta obra é contribuir para a reflexão sobre questões e desafios com que se defrontam os profissionais de alfabetização de jovens e adultos e os que formam professores de supletivo e de ensino fundamental.
PARTE I - O programa de (auto)formação e seu contexto
1. Histórico da proposta de (auto)formação: confrontos e ajustes de perspectivas
2. O contexto sociocultural e econômico: às margens da socieddae letrada
3. O incentivo municipal à alfabetização: um evento de letramento na comunidade
PARTE II - O alfabetizando
4. “Até agora, só ferrada, cara!”: o cognitivo, o afetivo e o motivacional na alfabetizção de jovens
5. “Para mio a mudasa na tie problemas.”: as primeiras produções escritas do alfabetizando adulto
PARTE III - As atividades de ensino segundo alfabetizadoras e observadoras participantes
6. Gênero e expressividade na redação do alfabetizando
7. Modelos textuais e reprodução: as respostas dos alunos às tarefas do rpofessor
8. A literatura na alfabetização de jovens e adultos: contribuições para a constituição do sujeito participativo
9. O mal-entendido em sala de aula e as diferenças na apreensão
10. Variações em torno de um mesmo tema
PARTE IV - Tópicos no programa de formação em serviço
11. O papel da análise da interação no contexto de formação da alfabetizadora: respostas prontas, perguntas por fazer
12. O papel do relato no contexto de formação da alfabetizadora: percurso feito, percurso por fazer
13. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função?
14. A interação universitário/alfabetizador em programas de formação em serviço: ação entre díspares ou comunicação entre pares?