Código: 8573079649
Formato: 16 x 23
ISBN: 8573079649
Ano: 2003
N. de páginas: 208
Entrar na cultura escrita não é somente aprender a ler e a escrever, é também modificar sua relação com a linguagem e com o mundo. O autor observa e analisa todas as progressões, dificuldades, percursos individuais, baseando-se principalmente nas idéias de Vygotsky Bruner, Piaget, Leontiev e Wallon.
PARTE I
A ESCOLA FRENTE À DIVERSIDADE
Capítulo 1
A "vistoria" no início do curso preparatório
Capítulo 2
Que resposta a escola oferece?
PARTE II
A ATIVIDADE DOS ALUNOS: QUE PONTOS DE REFERÊNCIA?
Capítulo 3
Um procedimento de descoberta da escrita
Capítulo 4
Natureza do sistema escrito e estratégias de leitura
Capítulo 5
As evoluções durante o ano
PARTE III
A CULTURA ESCRITA NÃO SE RESUME À ESCRITA
Capítulo 6
Modificar a relação com os objetos (tecnologia)
Capítulo 7
Abordagem da racionalidade (geometria)
Capítulo 8
Deslocamento cognitivo e resistências subjetivas
Capítulo 9
Os processos de mobilização