Código: 853630670x
Formato: 16 x 23
ISBN: 9788536306704
Ano: 2006
N. de páginas: 224
Como ensinar uma atividade complexa como escrever? Durante os últimos dez anos, se enfatizou a necessidade de atender a complexidade dos processos envolvidos e a multiplicidade de conhecimentos exigidos pela atividade de escrever, gerando entre os professores a compreensão de que se deve efetivamente ensinar a escrever, que não basta pedir aos alunos que escrevam e corrigir os seus trabalhos.
Capítulo 1
Texto, processo, contexto, atividade discursiva: diferentes pontos de vista sobre a atividade de aprender e de ensinar a escrever
Capítulo 2
Projetos de língua entre a teoria e a prática
Capítulo 3
Projetos para aprender língua
Capítulo 4
Aprender a narrar: um projeto sobre o romance policial
Capítulo 5
A escrita por projetos: “Você é o autor”
Capítulo 6
O herói medieval: um projeto de literatura européia
Capítulo 7
Como ensinar a escrever o relato histórico? Elaboração de duas propostas didáticas e avaliação de seu impacto pedagógico no ensino fundamental
Capítulo 8
Propostas didáticas para ensinar a argumentar no ensino fundamental?
Capítulo 9
Escrever textos argumentativos: uma proposta didática
Capítulo 10
Uma exposição de poesia: poemas para ler e compreender, para dizer, para olhar, para brincar
Capítulo 11
A redação de notícias
Capítulo 12
Da entrevista à reportagem jornalística (ou da linguagem oral à escrita)
Capítulo 13
Escrevendo críticas teatrais. Experiência no ensino médio
Capítulo 14
Textos expositivos: o resumo
Capítulo 15
As atividades de escrita nas áreas curriculares não-lingüísticas
Capítulo 16
A reflexão gramatical em um projeto de escrita: “Manual de procedimentos narrativos”
Capítulo 17
A leitura nos projetos de trabalho