O professor anda perplexo com tudo aquilo que vem acontecendo com ele, com a escola e com a sociedade. Há uma profunda mudança na relação Escola-Sociedade e parece que não nos demos conta suficientemente disto.
Quando se fala em currículo, é comum entre os educadores a referência aos conteúdos e às formas de sua distribuição (grades). Ao assumirmos a Atividade Humana como Princípio Educativo do Currículo fazemos toda uma reflexão sobre a construção do quadro de saberes necessários para a formação dos educandos.
Muitas vezes, diante das dificuldades no trabalho cotidiano e das contradições apontadas na avaliação, pode parecer que o mais importante é buscar logo uma mudança da prática dos educadores. Neste sentido, refletir sobre as distorções da avaliação seria perda de tempo, já que deveríamos é nos preocupar com novas práticas. Embora mudar a prática seja decisivo —visto que o que pode mudar o real são as ações e não as ideias por si—, a análise mais atenta dos processos de mudança tem revelado que o problema central não é tanto mudar a prática, mas transformar a realidade, o que significa dizer que não é qualquer mudança que nos interessa.
A situação em sala de aula anda explosiva. Talvez nunca tenha estado tão difícil ser educador como nos dias atuais. A questão da (in)disciplina emerge fortemente. Estamos vivendo uma crise geral de paradigmas. Sabemos, muitas vezes, o que não queremos, mas não temos exatamente certeza do rumo a ser tomado. Isto tanto em termos pessoais, quanto institucionais e sociais.
"O conhecimento é a grande categoria do processo educacional. É estratégia fundamental e privilegiada de vida, de uma vida práxica que se constrói, histórica e socialmente, no cotidiano que emoldura a catalisa nossas experiências. O conhecimento é mediação central do processo educativo. E aí ele se constrói concretamente, supondo evidentemente intencionalidade, metodologia e planejamento".
Resultado de uma ampla pesquisa desenvolvida com apoio do CNPq, o livro aborda a trajetória das idéias pedagógicas no Brasil desde as origens em 1549 até os dias atuais.
Este livro traz interconexões com um amplo leque de temas, tais como: o sentido da atividade docente e discente...
Este livro reúne jogos e brincadeiras para crianças dos 5 aos 10 anos aprenderem de forma lúdica.
Este livro apresenta aos educadores uma proposta aberta e interativa, sobretudo aos que acreditam que o aprendizado está mudando e que o ser humano demonstra potencial para desenvolver múltiplas inteligências.
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