O livro trata de histórias e práticas da Biologia e de seu ensino em diferentes espaços e tempos educativos.
O livro subsidia o futuro professor no domínio dos conteúdos básicos e da metodologia da Matemática e sugere uma transformação no modo de perceber e compreender o papel dessa disciplina no currículo escolar.
O conjunto de textos e de autores que aqui escrevem, embora expressem perspectivas diferentes, apresentam convergências significativas.
Este é um livro inovador escrito com a concepção de que todo ensino precisa ser baseado em evidências.
O contraste entre a matemática da rua e a da escola descrito nos estudos deste livro interessa aos educadores, psicólogos, sociólogos, antropólogos e professores de matemática,...
O eixo reflexivo desta obra é a questão da Coordenação do Trabalho Pedagógico. Trabalho pedagógico é o âmago das instituições de ensino, na medida em que o seu núcleo é o trabalho com o conhecimento, que, por sua vez, é a especificidade da escola, constituindo-se como a grande finalidade da práxis educativa.
“A avaliação é, na prática, um entulho contra o qual se esboroam muitos esforços para pôr um pouco de dignidade no processo escolar. O autor não se assusta: analisa com rigor e abrangência, propõe firme e inovadoramente, aponta caminhos com tranquila e, ainda assim, excitante dialeticidade”.
Por uma série de distorções históricas, o planejamento, seja como Projeto de Ensino-Aprendizagem ou Projeto Político-Pedagógico, acabou ficando marcado, na representação dos educadores, tanto pelo ‘Impossível’ (não é possível planejar de forma autêntica), quanto pelo ‘Contingente’ (não é necessário, da maneira como vem acontecendo não resolve).
Este livro proporciona aos futuros professores e gestores dos sistemas de ensino e das escolas bases conceituais para uma análise dos aspectos sociopolíticos, históricos, legais,...
Assédio moral ou bullying é uma forma de violência dissimulada e que não ocorre somente nos escalões hierárquicos, chefia versus subordinado, estando presente e causando danos morais, dentro das instituições educacionais, empresarias e no próprio seio da família.
Este é um livro para educadores responsáveis pelo desenvolvimento da percepção matemática da criança em idade pré-escolar.
Alternativa Cyber Livraria | 2009 - Todos os direitos reservados | by IdeiaON